POSEUR-03-2012-FC-001256 – Controlo de redução de perdas nos sistemas de distribuição e adução de água no concelho de Penafiel

Designação da operação: Controlo de redução de perdas nos sistemas de distribuição e adução de água no concelho de Penafiel.

Descrição da operação: Esta candidatura visa desenvolver um conjunto de ações com vista à redução das perdas reais de água. Além da renovação da rede em zonas críticas promover-se-á a detecção de fugas e reparação das condutas. Prevê-se ainda assegura a instalação das ZMC’s e das VRP’s.
A Penafiel Verde, E.M., com objetivo de dar passos claros e sólidos em direção à eficiência de serviço e à eficiência ambiental, criou um plano de ação na rede de abastecimento de água que assenta em três pilares: renovação, detecção e integração. Na área da renovação das infraestruturas, as acções a desenvolver consistem: na execução de duas empreitadas de renovação da rede de abastecimento de água das Freguesias de Rio Mau e Rio de Moinhos. Tratam-se de redes antigas, com perdas elevadas e com necessidade de substituição. Quanto à área da detecção, iremos apostar na aquisição de equipamento do mais avançado tecnologicamente no mercado por forma a munir a nossa rede de mecanismos de controlo consubstanciados em zonas de medição e controlo (ZMC), válvulas redutoras de pressão (VRP) e respectivos acessórios.
Por último, na área de integração de toda a informação recolhida pelo equipamento de controlo a instalar, pretendemos apostar num sistema de integração de monitorização dos equipamentos de medição e controlo.