PortugueseEnglishFrenchSpanishGerman

Perguntas frequentes

Água

O cloro é um dos desinfetantes mais utilizado no tratamento de água para consumo humano, por forma a garantir a qualidade da água em todo o seu trajeto, desde a Estação de Tratamento de Água (ETA) até ao consumidor final, eliminando desta forma qualquer tipo de contaminação microbiana.

A concentração de cloro na água vai diminuindo ao longo do trajeto, em função do tempo de permanência e da temperatura da mesma. Os valores de cloro na água são permanentemente monitorizados, para garantir a qualidade microbiológica da água.

Sim, é possível. Se deixar a água em repouso num recipiente aberto (por exemplo uma garrafa de vidro ou caneca) durante umas horas, o sabor/cheiro a cloro desaparecerá.

Para consumir de imediato poderá também eliminar o sabor/cheiro a cloro, juntando algumas gotas de sumo de limão à água.

A água distribuída pela Penafiel Verde E.M. é captada no Rio Tâmega e tratada na Estação de Tratamento de Água, e a desinfeção é reforçada por 16 reservatórios de recloragem distribuídos estrategicamente ao longo da rede de abastecimento de água.

O valor do pH traduz a acidez ou basicidade da água. A escala do pH compreende valores entre 0 e 14, sendo que um pH igual a 7,0 indica uma solução neutra.

Na legislação relativa à água para consumo estabelece-se como valores aceitáveis, os que estão entre 6,5 e 9,0. Pode consultar os valores deste parâmetro na sua água no separador “Qualidade da Água”. Os resultados podem ser consultados aqui.

Este aspeto deve-se à presença de pequenas bolhas de ar dissolvidas na água. Em pouco tempo as bolhas de ar sobem até à superfície e desaparecem, tornando a água de novo clara e transparente. Este fenómeno não tem qualquer influência na qualidade da água.

É preferível não o fazer! A água da sua captação particular pode não apresentar qualquer mau aspeto ou ter um gosto agradável e estar imprópria para o consumo humano, por estar contaminada. Existe uma grande quantidade de contaminantes que podem estar presentes na água, que não são percetíveis quando a mesma é consumida, sendo que os seus efeitos negativos podem não se verificar de forma imediata.

As captações particulares são, geralmente, pouco profundas e o risco de poluição da água é tanto maior, quanto mais próxima da superfície a água se encontra, uma vez que os pesticidas, nitratos e bactérias podem, facilmente, infiltrar-se até estas profundidades.  Com efeito, é necessário controlar regularmente a qualidade da água destas captações.

Não. A Penafiel Verde E.M. não dispõe de laboratório próprio acreditado para a análise de água para consumo humano, sendo que recorre a um laboratório externo para o efeito. Se pretender analisar a sua água, poderá encontrar um laboratório apto aqui (site ersar)

Sim, é seguro beber da nossa água.

Para assegurar que a água fornecida pela nossa Empresa Municipal pode ser consumida com segurança são realizadas todas as análises obrigatórias, de acordo com a legislação em vigor, através de um laboratório externo acreditado.

Para além destas análises, a Penafiel Verde E.M. reforça e complementa o controlo da qualidade da água, tornando-o mais rigoroso, com mais análises de controlo da mesma na sua origem e em pontos estratégicos da distribuição, monitorizando ainda a concentração de desinfetante residual ao longo da rede.

Os resultados das análises à água para consumo humano são divulgados trimestralmente e podem ser consultados aqui.

Não. A água fornecida pela Penafiel Verde E.M. é uma água natural, devidamente tratada e destinada ao consumo humano, sendo mineralizada, equilibrada e contendo sais dissolvidos em quantidades que são essenciais à saúde. Com efeito, não necessita de qualquer equipamento complementar em sua casa para ser consumida com segurança.

Tratamento de Águas Residuais

Uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) é uma infraestrutura que recebe as águas residuais recolhidas ao longo de toda a rede de drenagem, efetuando o seu tratamento e devolve a água tratada novamente ao ambiente, em condições de não criar qualquer impacto negativo na linha de água recetora, preservando e salvaguardando assim a saúde pública e o ambiente.

De uma forma geral, as ETAR’s no concelho de Penafiel inicialmente retiram os sólidos de diferentes dimensões e outras substâncias indesejáveis da água residual – tratamentos preliminar e primário; de seguida ocorre um tratamento biológico da água residual, em que um grande grupo de microrganismos reduz drasticamente a quantidade de matéria orgânica na água, efetuando a sua depuração – tratamento secundário. Uma vez devidamente tratada, algumas ETAR’s possuem ainda sistemas que desinfetam a água antes da sua descarga, otimizando ainda mais o seu nível de depuração – tratamento terciário.

Ao todo existem 7 ETAR’s no concelho de Penafiel.

A ligação à rede pública de saneamento é obrigatória, caso a mesma esteja disponível a menos de 20 metros da sua habitação. Ao ligar a sua habitação à rede de saneamento garante que as suas águas residuais são devidamente tratadas e devolvidas ao meio ambiente sem impactos negativos, contribuindo de forma decisiva para a melhoria da qualidade das águas subterrâneas, a qual é afetada negativamente pelo uso de fossas séticas.

Apenas as águas sujas geradas na sua habitação deverão ser descarregadas para a rede de saneamento. Não deve colocar qualquer tipo de resíduos sólidos em dispositivos que drenem para a rede de saneamento (sanitas ou banca de cozinha), assim como óleos alimentares usados, uma vez que estes criam problemas no tratamento nas ETAR’s, assim como nas tubagens das redes de drenagem, nomeadamente entupimentos e/ou danos estruturais. Um litro de óleo é suficiente para poluir cerca de um milhão de litros de água!

Sim, a nossa Empresa Municipal realiza esse serviço. Pode ser solicitado presencialmente no balcão de atendimento da empresa, ou por outras vias alternativas como email (geral@penafielverde.pt) ou contacto telefónico 255 710 130.