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Indicadores da qualidade

Indicadores da qualidade do serviço - Água

IndicadorFórmula de CálculoAno 2020
Acessibilidade física do serviçoPercentagem do número total de alojamentos localizados na área de intervenção da entidade gestora para os quais as infraestruturas do serviço de distribuição de água se encontram disponíveis97%
Acessibilidade económica do serviçoPeso do encargo médio com o serviço de abastecimento de água no rendimento médio disponível por agregado familiar na área de intervenção do sistema0,44%
Ocorrência de falhas no abastecimentoNº de falhas de abastecimento de água com duração superior a 6h/nº total de ramais de ligação * 10000
Água SeguraPercentagem de água controlada e de boa qualidade, sendo esta o produto da percentagem de cumprimento da frequência de amostragem pela percentagem de cumprimento dos valores paramétricos fixados na legislação dos parâmetros sujeitos a controlo de rotina 1, controlo de rotina 2 e controlo de inspeção, tal como definido nos Planos de Controlo da Qualidade da Água aprovados pela ERSAR, nos termos do Decreto-Lei n.º 306/2007, de 27 de agosto, alterado pelo Decreto-Lei n.º 152/2017, de 7 de dezembro100%
Resposta a reclamações e sugestõesPercentagem de reclamações e sugestões escritas que foram objeto de resposta escrita num prazo não superior ao prazo legal.100%
 Cobertura dos gastosRácio entre os rendimentos tarifários, outros rendimentos e subsídios ao investimento e os gastos totais104%
Adesão ao serviçoPercentagem do número total de alojamentos localizados na área de intervenção da entidade gestora para os quais as infraestruturas do serviço de distribuição de água estão disponíveis e têm serviço efetivo (com existência de ramal e de contrato mesmo que temporariamente suspenso durante uma parte do ano em análise)71,4%

Indicadores da qualidade do serviço - Saneamento

IndicadorFórmula de CálculoAno 2020
Acessibilidade física do serviço através de redes fixasAcessibilidade física do serviço através de redes fixas80%
Acessibilidade económica do serviçoPeso do encargo médio com o serviço de saneamento de águas residuais no rendimento médio disponível por agregado familiar na área de intervenção do sistema0,46%
Resposta a reclamações e sugestõesPercentagem de reclamações e sugestões escritas que foram objeto de resposta escrita num prazo não superior ao prazo legal100%
Cobertura dos gastosRácio entre os rendimentos tarifários, outros rendimentos e subsídios ao investimento e os gastos totais102%
Adesão ao serviçoPercentagem do número total de alojamentos localizados na área de intervenção da entidade gestora para os quais as infraestruturas de acesso ao serviço de águas residuais se encontram disponíveis e têm serviço efetivo (com existência de ramal e de contrato)62,6%
Acessibilidade física ao tratamentoPercentagem do número de alojamentos localizados na área de intervenção da entidade gestora para os quais as redes públicas de drenagem se encontram disponíveis e ligadas a instalações de tratamento100%
Cumprimento da licença de descargaPercentagem da população equivalente que é servida por instalações de tratamento que asseguram o cumprimento da licença de descarga, quer em termos de parâmetros e periodicidade de monitorização, quer em termos do cumprimento dos limites de descarga100%
 Encaminhamento adequado de lamas do tratamentoPercentagem de lamas de fossas séticas coletivas e de ETAR encaminhadas para tratamento em ETAR de outra entidade gestora (lamas líquidas ou espessadas) ou entregues a operador licenciado (lamas desidratadas)100%