Data e hora

 

cc9b14b1-191c-4255-bec9-2026d5d7fc06-large FAQ | PERGUNTAS FREQUENTES

 

Ocorre vinte dias após o data limite voluntário para o pagamento da fatura, o cliente recebe em casa um pré-aviso de corte de fornecimento, depois do qual tem vinte dias após a recepção para regularizar a situação.

O cloro, é adicionado numa concentração que seja suficiente para garantir a desinfecção da água ao longo de todo o seu trajecto até à entrega aos consumidores. A concentração de cloro na água vai sendo reduzida de forma natural em função do tempo de permanência da água nas condutas e da temperatura da mesma.

O cloro é um desinfectante utilizado no tratamento da água, que visa garantir a qualidade da água no seu trajecto entre as Estações de tratamento de Água e os reservatórios municipais, eliminando qualquer tipo de contaminação microbiana.

De modo a dar cumprimento à Legislação em vigor (Dec. Lei 306/07, de 27 de Agosto), e tendo em consideração a população abastecida no concelho, são efectuadas anualmente cerca de 1270 análises à água distribuída em 126 pontos de colheita. Realizamos ainda 36 análises ao fitoplancton.

Para assegurar a qualidade da água que fornece, a Penafiel Verde realiza todas as análises obrigatórias através de um laboratório externo, considerado apto pelo IRAR. Para além das análises obrigatórias, realizamos ainda controlo de fitoplancton, controlo da água de origem e controlo da concentração de desinfectante residual ao longo da rede.

Corresponde à recolha do esgoto drenado pelas redes municipais em determinados pontos de entrada.

A água para consumo humano, é sobretudo de origem superficial, captada na Freguesia da Eja, junto à Ponte Duarte Pacheco. A água é posteriormente tratada numa Estação de Tratamento e seis postos de reforço de tratamento.

Os resultados analíticos do controlo do pH da água de abastecimento distribuída por esta empresa cumprem os valores paramétricos regulamentares, e apresentam valores neutros, normalmente igual a 7.

O pH de uma água representa uma medida da sua acidez ou da sua alcalinidade e exprime a actividade do ião hidrogénio (H+). Na água para consumo humano fornecida por sistemas de abastecimento públicos o valor paramétrico do pH é de 6,5 a 9 inclusive, em conformidade com a legislação vigente.

A água da rede pública distribuída pela Penafiel Verde é considerada doce ou macia.

A dureza total da água reflecte a presença de sais, essencialmente de metais alcalino-terrosos, nomeadamente compostos de cálcio e de magnésio.

Os resultados das análises efectuadas à água de abastecimento na rede de distribuição pública e nas redes prediais, no cumprimento da legislação em vigor, são divulgados trimestralmente através de editais e encontram-se disponíveis [colocar link].

Se notar um abaixamento na pressão da água da sua habitação, contacte a Penafiel Verde, por telefone ou ao balcão, que o informará se se trata de uma situação temporária ocasionada por uma anomalia na rede ou da necessidade de fazer deslocar o piquete de serviço para identificação das causas associadas.

Se detectar uma fuga de água nas canalizações ou torneiras, feche imediatamente o passador de segurança colocado junto ao seu contador e recorra à intervenção de um picheleiro habilitado para a reparação da avaria. Na impossibilidade de poder proceder ao fecho daquele passador de segurança, deverá recorrer aos nossos serviços.

Os esquemas podem ser consultados na sede da Penafiel Verde.

Deve contactar a Penafiel Verde por email, telefone ou no balcão de atendimento e pedir a intervenção de um técnico que irá verificar o problema.

Através de pagamento por transferência bancária, multibanco, envio de cheque ou vale correio e ao balcão.

Pode fazê-lo [colocar link], ao balcão ou via CTT.

Proprietário: Caderneta predial actualizada ou escritura de compra no caso de ainda não ter sido emitida a caderneta predial.

Inquilino: Contrato de arrendamento ou autorização do senhorio acompanhada de cópia do bilhete de identidade e cópia da caderneta predial actualizada.

Comércio e Indústria: Além dos documentos acima mencionados, tem que exibir certidão comercial.

O contrato tem de ser assinado por um representante da empresa com poderes legais para o efeito.

Obras – Licença de obras: não sendo o titular, deve exibir documento de adjudicação.

Condomínio: Acta do condomínio, número de identificação fiscal da administração do condomínio e identificação do artigo da matriz do prédio.

Trespasse/Cessão de Exploração: Exibir autorização escrita do senhorio e cópia do bilhete de identidade.

O próprio tem que exibir o bilhete de identidade e número de contribuinte.

O pagamento por Multibanco depois da data limite pode ser feito até ao último dia de cada mês. A partir dessa data qualquer atraso implica o pagamento de juros.

Ler periodicamente o contador e enviar a leitura para a Penafiel Verde. Controlar assiduamente o estado de vedação das torneiras, autoclismos e depósito.

Deve contactar a Penafiel Verde, por telefone ou ao balcão e solicitar uma substituição do aparelho, não tendo este serviço qualquer custo adicional.

A Penafiel Verde efectua leituras todos os meses. A periodicidade da facturação é mensal. Poderá fornecer a sua leitura que a mesma será tida em conta na emissão da factura.

Voltar ao Topo