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 CONTRIBUTOS SOCIAIS

 

A responsabilidade social das empresas impõe-se como uma linha orientadora que visa uma preocupação crescente para com os clientes, colaboradores, meio ambiente e comunidade.

Trata-se de uma componente multidisciplinar que valoriza a realidade próxima, e não só, da empresa, dentro de uma vertente de desenvolvimento sustentável.

Esta abordagem é encarada como um conceito em que se pretende ir além dos meros proveitos, dando algo mais e contribuindo indubitavelmente para o bem-estar da população.

Atendendo ao conceito geral de uma empresa como utilizadora, transformadora e geradora de recursos para uma produção de bens ou prestação de serviços com vista a uma futura obtenção de benefícios, a responsabilidade social das empresas (RSE) surge como uma medida de política empresarial que transcende e vai além das metas meramente produtivas.

A empresa, como entidade geradora de riqueza, não pode virar-se sobre si mesma. O seu funcionamento tem de girar em torno de uma política externa onde impere o interesse e preocupação pelas causas alheias, numa medida de acrescentar valor, nem sempre medido a nível financeiro, à empresa, seus colaboradores e sociedade em geral.

Uma empresa socialmente responsável deverá ter uma gestão regulada por objectivos e preocupações relacionados com os Proveitos, Planeta e com as Pessoas.

A ligação da empresa à comunidade local e a sua sustentabilidade são fatores extremamente importantes no crescimento da comunidade. 

A interligação da empresa com a sociedade pode revestir-se através de várias acções, nomeadamente, o tarifário social, tarifas numerosas, baixo rendimento social e tarifário especial para as instituições de solidariedade social e um fator com boa relação e justiça entre a empresa e a população servida.

 

 


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